Palestrantes
LOGO.png

A primeira edição do Le Donne Dell'Agro conta com um time de peso de profissionais e mulheres importantes do universo agro.

ALYSSON
PAOLINELLI

IMG-20211018-WA0127.jpg

ANTONIO
KANDIR

Foi Ministro de Estado do Planejamento e Orçamento, Deputado Federal, Presidente do Conselho Nacional de Desestatização, Governador Brasileiro no BID, Secretário Especial de Política Econômica, Presidente do IPEA, diretor da Kandir e Associados S/C Ltda e coordenador de estudos da Itaú Planejamento e Engenharia. Trabalhou também como professor da Unicamp, da PUC/SP, Assistant Faculty Fellow na Universidade de Notre Dame (USA) e gerenciou Fundos de Investimentos. Formado em Engenharia Mecânica de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela UNICAMP e Doutor em Economia pela UNICAMP.  Atualmente participa de conselhos de administração de empresas.

 

AUREA
IMAI

Aurea Imai tem mais de uma década de sucesso como head hunter de executivos C-level e está com a Boyden Brasil desde 2009, onde atua como managing partner. Ela é um membro chave da Prática de Saúde e Ciências da Vida da empresa, e tem um forte histórico de satisfação de clientes e negócios repetidos com grandes empresas internacionais. Com ampla experiência no setor, ela lidera pesquisas de nível superior em todas as disciplinas funcionais.

IMG-20211018-WA0061_edited.jpg
LAYS AMARAL FOTO.jpeg

LAYS
AMARAL

PROFESSORA, MASTER COACH DE NEGÓCIOS

E LÍDERES, MEMBRO CONSELHO JOVEM EMPREENDEDOR, VICE PRESIDENTE DO NÚCLEO DE COACHS E DIRETORA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE FOZ DO IGUAÇU

Lays Amaral é Administradora de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas, Processos de Mudança e Cultura Organizacional;  Mestre em Gestão Sustentabilidade e Tecnologias,  Master Coach de Negócios e Líderes.

Mais de 10 anos de experiência no ambiente corporativo com foco na desenvolvimento de líderes, gestores e equipes como foco nos Processos de Mudança e Cultura Organizacional em empresas dos mais variados segmentos como: Sicoob, Rede Mabu Thermas Resort, Sebrae/PR, Distribuidora de Alimentos Sadia e Perdigão,  Gol Linhas Aéreas, Parque Tecnológico de Itaipu, Shopping Queen Anne, Gbrasil, CRC Paraná, entre outros.

Professora na graduação e pós graduação nas disciplinas de gestão de pessoas, empreendedorismo, gestão de mudança e gestão da cultura organizacional.

 

MARCIA
PIATTI

CAMPEÃ DE CONCURSOS DE PRODUTIVIDADE, PRODUTORA RURAL DE GRÃOS E SÓCIA PROPRIETÁRIA DA FAZENDA 4 FILHAS, EM CÉU AZUL/PR, CONSELHEIRA ADMINISTRATIVA DO SICREDI

Márcia Piatti, graduada em Matemática pela Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná e pós-graduada em Educação Especial e Gestão de Pessoas, Márcia Piatti Bordignon é produtora rural de grãos e sócia proprietária da Fazenda 4 Filhas, em Céu Azul/PR. É também conselheira administrativa da Cooperativa Sicredi Vanguarda e desde 2010 tem recebido diversos prêmios em concursos de produtividade (milho, trigo e soja). Em 2018, foi terceiro lugar na primeira edição do Prêmio Mulheres do Agro – Categoria: Grandes Propriedades. 

 

MÁRCIA PIATTI.jpeg
Maria Yovana Jede Moreira Prado - foto.jpeg

MARIA YOVANA
JEDE MOREIRA PRADO

Holder especializada em Holding, direito empresarial, direito no agronegócio e contratos pela FGV, proprietária da empresa Proteja Seus Bens com mais de 5 estados atendidos e mais de 180 mil seguidores nas redes sociais e quase 900 mil visualizações.

 

MARIANA
SANTOS

DEPUTADA FEDERAL E MÉDICA

Nascida em Picos, no estado do Piauí e mãe de um casal de filhos. Marina formou-se em medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, no Rio de Janeiro e fez residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.  Atuou como médica em diversos estabelecimentos de saúde e ingressou na vida pública como Secretária na Secretaria Municipal de Saúde de Novo Oriente, no estado do Piauí. Uma admiradora da política, teve muitos exemplos desde sua tenra infância pois seu pai Isaac Batista foi prefeito e deputado estadual e sua mãe, Carleusa Santos, foi prefeita por cinco mandatos. Como Deputada Federal  suas principais causas são a defesa da mulher,  os direitos das crianças e a agricultura,  pois compreende que são pautas  fundamentais que precisam ser fortalecidas e trabalhadas dentro do congresso brasileiro. Seja como médica, seja como deputada federal, cuidar bem das pessoas sempre foi sua grande prioridade. Isso a deputada federal, Marina Santos sabe fazer muito bem, com o coração e a alma feminina.

 

DEPUTADA MARINA SANTOS.jpeg
Talita Cristina Pereira foto.jpeg

TALITA
CRISTINA PEREIRA

ADMINISTRADORA E GESTORA FINANCEIRA, MBA EM GESTÃO COMERCIAL. ESPECIALISTA EM COMERCIALIZAÇÃO DE GRÃOS HÁ 8 ANOS. ORIGINAÇÃO DE GRÃOS, COORDENADORA DO MOVIMENTO AGROLIGADAS NO PARANÁ

TEREZINHA
BUSANELLO

COORDENADORA ESTADUAL DO PROGRAMA DE TURISMO RURAL DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ IAPAR-EMATER (IDR-PARANÁ). MESTRANDA EM TURISMO PELA UFPR, ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA DO TRABALHO, GRADUADA EM ECONOMIA DOMÉSTICA E GASTRONOMIA.

Profissional de extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR-EMATER (IDR-Paraná) desde 2007, com atuação em organização rural, promoção da cidadania e inclusão social, gestão de projetos, planejamento de eventos, implantação e desenvolvimento de agroindústrias artesanais, turismo rural e gastronomia.

 

TEREZINHA BUSANELLO FOTO.jpeg
rosa jerônymo - foto.jpeg

ROSA
JERÔNYMO

Rosa Maria Jerônymo Lima é servidora pública municipal há 28 anos. Foi secretária de Direitos Humanos na gestão anterior. Também já atuou como Coordenadora Municipal do Programa DST/Aids e Hepatites e Consultora do MS para políticas de prevenção, e hoje está como Secretária Municipal de Saúde.

Formada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, é especialista em Saúde da Família, Administração em Saúde Pública e Direitos Humanos na América Latina.

 

MÁRCIA
CARNEIRO

Agricultora, Agroligada, Moderadora no Agro de Negócios, especialista em rentabilidade, inovação, tecnologia e sustentabilidade. Liderança de Mulheres do Agro – Fundação Dom Cabral

márcia carneiro - foto 1.jpg
WhatsApp Image 2021-10-19 at 15.00.25.jpeg

JERÔNIMO
GOERGEN

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) está no seu quinto mandato parlamentar. Foi deputado estadual por dois mandatos e atualmente exerce o terceiro mandato de deputado federal. Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Pós-Graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC), Jerônimo tem forte ligação com o agronegócio e uma atuação legislativa marcante na defesa do setor produtivo nacional. Foi assessor especial do Ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, e começou sua vida pública na juventude do Partido Progressista gaúcho, da qual foi seu presidente. Também foi presidente estadual do Progressistas gaúcho. Entre as principais ações legislativas, destaque para o trabalho como relator das seguintes legislações: Lei de Liberdade Econômica, Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), Desoneração da Folha de Pagamentos, Livro de Conhecimento e Cumprimento de Sentença do Novo Código de Processo Civil (CPC). Foi o autor da Nova Lei dos Aeronautas, da Nova Lei do Motorista, da proposta de saneamento das instituições de ensino superior (Proies), Novo Marco das Telecomunicações e das regras de gestão e transparência no esporte, entre outras.

 

MARCELO
FELIPPES

Dr. Marcelo Augusto de Felippes é o Presidente e CEO da LIA – LOGISTICS INTERNATIONAL ASSOCIATES, diretor da empresa americana Skyworks Aeronautics e diretor da Câmara Interamericana de Transportes – CIT. Foi consultor de gestão logística de renomadas empresas, tais como, Camargo Correa, Engevix, Queiroz Galvão, Bertolini, bem como instituições públicas, com destaque para grandes eventos, incluindo os Jogos Mundiais Militares de 2011, no Rio de Janeiro. Coronel aposentado do Exército Brasileiro, Dr. Felippes passou grande parte de sua vida na selva amazônica, trabalhando como especialista em transporte, logística e aviação. Ao longo de sua carreira, o Dr. Felippes escreveu uma série de livros, patentes e artigos técnicos que foram publicados em revistas e periódicos em toda a Europa e nas Américas. Foi professor e coordenador de Logística da Universidade Católica de Brasília (UCB) e participou como consultor para o primeiro programa de MBA do Brasil em Logística e Transporte: GETRAM. Foi também Coordenador Latino-Americano dos Programas CELTEM, CABEM, CISMEM e HESTRAM da Universidade de Miami - Coral Gables. O Dr. Felippes formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, com pósgraduação na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e no Instituto de Pesquisa no Brasil e na Venezuela e Fort Eustis – EUA, onde realizou doutorado e mestrados. Ele fala inglês, espanhol, francês e português, além de um pouco de russo, alemão e italiano. Além de suas carreiras acadêmicas e militares, o Dr. Felippes é músico da Ordem dos Músicos do Brasil - OMB e Mestre D’Armas de Esgrima, tendo participado de Programas de Mestrado em Esgrima na Itália, Suíça, Alemanha e França. Atualmente, sonha em desfrutar de uma bela e mansa praia, assim como experimentar e saborear diariamente bons vinhos.

Marcelo Augusto de Felippes.jpg
Paulo Vicente Caleffi.jpg

PAULO
CALEFFI

É domiciliado e residente em Bento Gonçalves, onde nasceu em 17 de agosto de 1948. Profissionalmente iniciou como industriário e bancário, em Bento Gonçalves. Transferiuse para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde, no ano de 1968, iniciou suas atividades no transporte rodoviário de cargas, como Gerente de Empresa. É graduado em Direito (OAB 56799) e em Economia e pós-graduado em Marketing e em Pesquisa e Ensino pela Universidade de Caxias do Sul; pós graduado em Logística (2007) e em Inovação e Competitividade (2009) pela Universidade de Miami (USA). Concomitante com sua atividade profissional, foi professor universitário na Faculdade de Economia (FERVI – Bento Gonçalves – RS) por um período de 14 anos, como titular das cadeiras de Economia Regional e Urbana, Economia Brasileira Contemporânea e Análise Econômica. Foi líder estudantil desde o segundo grau, e no terceiro grau presidiu o Diretório Acadêmico das Faculdades da FERVI – Fundação Educacional da Região dos Vinhedos. Posteriormente, foi Presidente da Associação dos Docentes, entidade que congrega os Professores Universitários naquela mesma instituição de ensino. Foi paraninfo de duas turmas de formandos da Faculdade de Economia. Foi Vice-Presidente do CIC – Centro de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves e como representante dos empresários do Setor Serviços, liderou micro e pequenos empresários para criação de evento nacional de comercialização e presidiu a 1ª EXPOBENTO, que já está em sua 30ª edição. Foi duas vezes Secretário da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves: titular da Secretaria do Governo e titular da Secretaria de Obras e Viação. Presidiu a Fundação Casa das Artes, entidade que congrega os interesses artísticos e culturais do município de Bento Gonçalves. Em 18 de setembro de 1985 liderou os Empresários que fundaram o SINDIBENTO – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Bento Gonçalves e foi seu Presidente por um período de 12 anos. Como Presidente do SINDIBENTO participou da criação da FETRANSUL - Federação das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul, e foi Vice-Presidente da primeira Diretoria. Foi Presidente da FETRANSUL por um período de 14 anos. É empresário do setor TRC – Transporte Rodoviário de Cargas, e foi o Diretor de Gestão de Transportes Bertolini Ltda., Empresa de transporte rodoviário e fluvial de cargas no período entre 1987 e 2020. Atualmente é membro do Conselho de Administração daquela empresa. Foi administrador de 16 das Empresas Bertolini: indústria de implementos rodoviários, estaleiro naval, empresa de navegação fluvial, armazéns gerais e de negócios agropecuários, dentre outras empresas. (www.tbl.com.br) Participou de simpósios internacionais de transportes em 18 países do Continente Americano e 3 países da Europa, como palestrante e/ou moderador. Em simpósios realizados no Brasil (palestrante moderador) teve participação direta em 14 Estados. Destacam-se as palestras sobre o “Transporte no MERCOSUL” para missão do Itamarati em Porto Alegre que reuniu Diplomatas de cinco países (MERCOSUL e Chile); sobre o “Ensino Profissionalizante no Brasil” para a Comunidade Econômica da Europa, em Lisboa, Portugal; sobre “A Integração do Continente Americano Através dos Transportes” palestrou na sede da ALADI em Montevidéu, Uruguai; sobre a Tendência dos Transportes no Continente Americano palestrou em Manta, no Equador, em Bogotá e Medelín, na Colômbia. Participou em missão especial nos Estados Unidos, Alemanha e Rússia, juntamente com Oficial General designado pelo Exército Brasileiro, para estudos de transportes aéreos diferenciados. Presidiu a AIRSHIP DO BRASIL, empresa pesquisadora e construtora de aeronaves mais leves do que o ar que em 2017 construiu e fez voo inaugural do primeiro dirigível construído na América Latina. (www.adb.ind.br) Sobre transportes alternativos para a Região Amazônica, palestrou, em diversas regiões do país, para Oficiais Generais, Oficiais e Cadetes do Exército Brasileiro. Fez curso e é participante da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Recebeu do Exército Brasileiro a Medalha Duque de Caxias, por relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro e, por designação da Presidência da República, recebeu a Medalha do Mérito Militar. Em 2001 foi nomeado Delegado Titular do Foro Consultivo Econômico-Social do MERCOSUL, representando a CNT – Confederação Nacional de Transportes. Por indicação dos Presidentes de Seção da Confederação Nacional de Transportes, foi agraciado com a “Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – 2001” – Medalha JK, no grau Grande Oficial, em reconhecimento ao seu trabalho e profissionalismo pelos interesses nacionais. Em dezembro de 2001, recebeu a distinção do Mérito Empresarial de Bento Gonçalves, concedido pelo CIC – Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Em dezembro de 2008 recebeu a Medalha do Mérito Rodoviário do Estado do Rio Grande do Sul, em seu maior grau, por Decreto do Governo Estadual. Em 2008 recebeu o título de Cidadão de Uruguaiana. Em 2009 recebeu o título de Embaixador da Ordem do Mérito do Transportador Gaúcho. Em 2009, na sede da OEA – Organização dos Estados Americanos (Washington – USA), recebeu a medalha da Ordem do Mérito do Transporte Interamericano no grau de Ministro. Em 2016 recebeu a Medalha de Mérito do Transporte da NTC – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística. Foi Vice-Presidente para Assuntos Internacionais da ABTC – Associação Brasileira de Transportes de Cargas. Foi Presidente do Conselho Regional do SEST/SENAT no Estado do Rio Grande do Sul. Em sua gestão foram construídas as sedes próprias (CAPIT) nas cidades de Bento Gonçalves, Carazinho, Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Uruguaiana, Passo Fundo e Santa Rosa. Foi Diretor da CNT – Confederação Nacional dos Transportes. Foi Delegado Titular do Foro Consultivo Econômico-Social do MERCOSUL, representando a CNT – Confederação Nacional de Transportes. Atualmente é deputado do Parlamento do MERCOSUL representando o Brasil. Em maio de 2002, em reunião realizada em São Paulo pelos 18 países membros, presentes, foi eleito Presidente da CIT - Câmara Interamericana de Transportes, entidade que congrega os interesses de todos os modais de transporte no Continente Americano. É Secretário-Geral da CIT, com mandato até 2023. (www.citamericas.org) Em maio de 2021 assumiu em Brasília/DF a cadeira de Deputado Federal da 56ª Legislatura da República do Brasil

MARCOS
MATOS

Marcos Matos possui 20 anos de experiência em agronegócio. Desde 2016 ocupa a posição de Diretor-Geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Foi Diretor-Executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG-RP). Também atuou na área de gerenciamento de projetos internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos) e na área de relações governamentais da Bayer S.A. Graduou-se em Engenharia Agronômica e possui mestrado em Agronomia, ambos pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Tem mais de 70 artigos publicados em jornais e revistas científicas, além de ter apresentado trabalhos em diversas conferências internacionais.

MARCOS MATOS 2.jpeg
PEDRO JOSÉ DE OLIVEIRA LOPES

PEDRO
LOPES

Gaúcho nascido em Rio Pardo, em 3 de setembro de 1940, o empresário Pedro Lopes reside em Santa Catarina, onde trabalhou como auditor fiscal da Receita Estadual e como jornalista. Foi também presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e Diretor de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).  Foi diretor e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (FETRANCESC). Foi vice-presidente regional da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Atuou como vice-presidente da Seção de Cargas da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e foi presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de Santa Catarina. Como empresário do Transporte, Pedro Lopes é sócio da Mudanças Mônica Ltda. e da ZENLOG Transporte e Logística Ltda. Atualmente é vice-presidente do Capítulo Brasil, da Câmara Interamericana de Transporte (CIT) e presidente da Associação Brasileira de Logística e Transportes de Carga (ABTC) desde 2016.

GUSTAVO
GROSSI

3ª geração de agricultores da família Grossi. CEO Grupo Fienile - MBA Gestão Ambiental

Idealizador da Tecnologia IRRILUCE – Suplementação Luminosa Outdoor

GUSTAVO GROSSI
MATHEUS IIDA

MATHEUS
IIDA

Engenheiro Agrônomo, MBA em Gestão de Projetos - ESALQ/USP

Diretor de Operações - Grupo Fienile

ERNANE
M. LEMES

Engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Uberlândia. Fitopatologista pela University of Florida. Pós-Doutorando e pesquisador da suplementação luminosa outdoor pelo Grupo Fienile.

ERNANE LEMES
 

Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paolinelli tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se universidade federal-UFLA. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas, a convite do governador Rondon Pacheco, e criou o SOAPA que gerou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil. Desenvolveu um sistema de plantio de Florestas Plantadas em Minas Gerais, que atingiu o recorde de plantio no Brasil, de 350.000 hectares por ano. Iniciou o Uso dos Cerrados Mineiros na produção de grãos, fibras, florestas e pastos. Criou em Minas o primeiro Projeto Integrado de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba (PADAP), que se constituiu no maior exemplo de verdadeira reforma agraria onde os colonos assentados tem a maior renda agrícola do país. Criou as condições de plantio de cafés com alta tecnologia, que atingiu em 5 anos, mais de 950 milhões novas de covas de café e que tornou Minas Gerais, no maior e melhor produtor de café do Brasil. Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro. Paolinelli implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico. Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira; - Presidente do Banco do Estado de Minas Gerais - Deputado constituinte - Presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) - Voltou a ser Secretário de Agricultura no governo Hélio Garcia e permaneceu no cargo até 1978, no Governo de Eduardo Azeredo. Em 2006 foi também agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação. Hoje exerce o cargo de Presidente Executivo da ABRAMILHO (Associação Brasileira dos Produtores de Milho). Em 2014, junto com amigos criou o Fórum do Futuro e é seu Presidente até hoje

 

Alysson Paolinelli

Empresária, formada em direito. Especialista em agronegócios pela ESALQ - USP. 24 anos de Agro. Atuando em commodities agrícolas, com expertise voltada a comercialização e hedge. Colunista Canal Rural e Agrishow. Articulista Broadcast/Grupo Estadão.

Palestrante agro em congressos nacionais e internacionais.

Mentora e Consultora. Háá 20 anos incentivando e valorizando a Mulher do Agro.

Pioneira como Idealizadora Missões Técnicas Agro a destinos Internacionais e Nacionais com foco em capacitação e networking. Co autora Livro Mulheres do Agro

Idealizadora da campanha "Lenços do Agro" e do movimento Mulheres do Agronegócio Brasil

 

ANDREA
CORDEIRO

ANDREA CORDEIRO
 
 
 

ROBERTA
PAFFARO

Jornalista. Economista e especialista em Agronegócio, Gestão de Risco em Commodities Agrícolas ( Comercialização e Hedge). Cursos em Memphis e NY. Mestranda em Agronegócio-FGV/SP. Diretora de Desenvolvimento de Mercado Internacional, Commodities, América Latina, CME Group. Palestrante e Co-autora dos livro:"Mulheres do Agro: inspirações para vencer desafios dentro e fora da porteira"*. Prof. convidada da FECAP no Agribusiness Advanced Course, do MSc. in Food and Agribusiness Management de dupla diplomação ( Brasil/ França). Advisor Congresso Nacional das Mulheres do Agro. Membro da The Worldwide Association of Female Professionals.

Mentora e AgroInfluencer. Podcast Rural Ventures.

ROBERTA PAFFARO

DR. WILFRIDO

Bacharel em Direito graduado em 1974, pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB. Administrador, formado, pela Faculdade de Ciências Contábeis, Econômicas e Administração – FACECA, do Centro de Ensino Unificado de Brasília – DF (CEUB), em 02 de setembro de 1978.

Sócio fundador do Escritório Wilfrido Augusto Marques Advogados Associados, firma em que exerce advocacia desde 1974. Concentra sua atuação jurídica nas áreas de Direito Tributário, Administrativo, Ambiental e Internacional, tanto na esfera consultiva quanto contenciosa.

Idealizador e Fundador da Escola Superior do Agronegócio Internacional, que funciona na Fazenda Sanga Puitã, no município de Cristalina-GO, desde 2014 até a presente data.

Presidente da Comissão de Defesa da Cidadania Tributária, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em 2013. Conselheiro Suplente no 4º Conselho de Contribuintes como Representante da Confederação Nacional da Indústria, em 1974. Exerceu o cargo de Assessor do Ministro das Minas e Energia – MME, à disposição do Presidente Conselho Nacional do Petróleo – CNP, no período de 1976 a 1980. No Conselho de Contribuintes, no período de 1976/1977, atuou como Conselheiro Vice-Presidente da 1ª Câmara do 4º Conselho de Contribuintes. Em 1978 foi nomeado Conselheiro na 1ª Câmara do 3º Conselho de Contribuintes exercendo a Vice-Presidência até 1989, quando foi designado como Vice-Presidente da 6ª Câmara do 1º Conselho de Contribuintes, função que desenvolveu até 2006. Atuou também como membro da Câmara Superior de Recursos Fiscais, enquanto esteve na Vice-Presidência da 1ª Câmara do 3º Conselho de Contribuintes e da 6ª Câmara do 1º Conselho de Contribuintes. Foi jurado do Conselho de Sentença – TJDF do mês de fevereiro de 1984. Atuou como Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do DF.

Presidente da Comissão de Relações Internacionais, no período de 2010 a 2015.

Recebeu a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios – Grau de Alta Distinção, em Fevereiro/2001. Recebeu a Medalha da Defesa Civil do Distrito Federal – GDF, pelos relevantes serviços prestados ao Serviço de Defesa Civil do Distrito Federal, em Junho/2003.

Foi Condecorado pelo Governador do Distrito Federal, como Comendador da Ordem do Mérito Brasília, em reconhecimento aos assinalados serviços prestados ao Povo e ao Governo do Distrito Federal, em Junho/2005. Recebeu Medalha do Mérito Legislativo, concedida pela Câmara de Vereadores de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Junho/2006. Condecorado pela Fundácion Pamerco Intercambio Cultural, como “Pioneiro Impulsor Del MERCOSUR”, Buenos Aires, Setembro/2009.

Recebeu a Medalha Deferência Policial Federal, pela International Police Association IPA, Brasil Section 27, Outubro de 2014. Recebeu a Condecoração de Chevalier de L´Órdre de La Couronne do Reino da Bélgica, 26 de Novembro de 2015. Foi Diplomado Amigo da Marinha, em 2014. Recebeu Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, 2015. Recebeu a Condecoração de Chevalier de L´Órdre de La Couronne do Reino da Bélgica, 26 de Novembro de 2015. Foi Diplomado Amigo da Marinha, em 2014. Recebeu Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, 2015.

 

Wilfrido Augusto Marques
FRANCISCO PEIXE

FRANCISCO MEDEIROS
PEIXE

FRANCISCO MEDEIROS, Presidente Executivo da PEIXE BR, a Associação Brasileira de Piscicultura. 

Docência na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso • Consultor Sebrae • Consultor FAO (Food and Agriculture Organization) • Consultor IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura) • Consultor Eletronorte • Consultor Técnico IMEA (Instituto Matogrossense de Economia Aplicada) • Diretor Presidente da PEIXEBR (Associação Brasileira da Piscicultura) • Sócio proprietário AQUAWIRE.

 

_MG_8633.jpg

VANESSA
SABIONI

Vanessa Sabioni é filha de produtor rural em Minas Gerais, engenheira agrônoma e mestre em fitopatologia pela Universidade de Viçosa. Por cerca de oito anos de vida acadêmica os estudos se concentraram sobre o manejo de fitonematoides. Em 2017, criou o portal Agromulher como um espaço de debates, eventos digitais e exposição de conteúdos relacionados à presença feminina no setor. Neste ano, a startup ganha um marketplace com produtos e serviços que vão de jardinagem a telemedicina e assessoria jurídica.

Daniel Latorraca Ferreira.jpeg

DANIEL
LATORRACA

Economista, com MBA em Agronegócio pela ESALQ-USP e em Investimentos financeiros e private banking pelo Ibmec. Atualmente, está como diretor operacional da Creditares, uma fintech que co-fundou em 2020. Foi superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária - IMEA, onde atuou por 12 anos. Foi co-fundador e head de um dos primeiros hub de inovação para agronegócio no Brasil, o Agrihub. Além disso, teve atuação em grandes projetos em Mato Grosso, que visam o melhoramento do ambiente de negócios e o fomento de novos mercados agro no Estado.

Adryele.jpeg

ADRYELI
COSTA

Advogada focada em atuar na defesa e progresso do agronegócio, dedica suas especializações  sempre direcionadas a esse fim. Possui pós-graduação em Direito Público; Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e Direito do Agronegócio pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso – FESMP/MT. Foi membro por dois mandatos do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso; é membro da Comissão de Tributário pelo Ordem dos Advogados e em seu escritório atua promovendo o acompanhamento na estruturação, criação e reorganização das propriedades rurais em matéria ambiental, tributária e empresarial.

IMG-20211110-WA0155.jpg

ALINE
SLEUTJES

A Deputada Aline Sleutjes, mulher, guerreira, cristã, dedicada, conservadora, luta por pautas de direita, como: antiaborto, antidrogas, escola sem partido essencial e voto auditável.  Da Câmara Municipal à presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), na Câmara dos Deputados. Conheça a trajetória da primeira mulher a se tornar presidente desta comissão.

Aline Sleutjes, nascida em Castro nos Campos Gerais, tem graduação em Educação Física e pós-graduação em Gestão Escolar. Foi coordenadora do Departamento de Esporte e Lazer, diretora e coordenadora de escolas em seu município e empresária.

Deu início a sua carreira política em 2005 como vereadora no município de Castro por dois mandatos até ser eleita em 2018, Deputada Federal. Sua atuação no Congresso Nacional é intensa e já apresentou 177 proposições, designou mais de R$ 155 milhões de recursos, emendas e iniciativas ao Paraná. 

Filha de produtor holandês, que veio buscar futuro e oportunidade no Brasil, Aline Sleutjes se dedica às pautas do agro, em especial dos produtores de leite. A atuação da deputada abrange pautas da educação, deficientes, saúde, desenvolvimento, conservadoras, nacionais e municipalistas.

A parlamentar trabalhou de forma intensa no plenário em seus dois primeiros anos sendo a voz do povo paranaense, se empenhando em 25 comissões permanentes, 24 comissões especiais, 14 comissões externas, 3 Comissões Parlamentares de Inquérito e 7 grupos de trabalho, dezenas de frentes parlamentares que resultou ao convite a assumir a vice-liderança do Governo na Câmara e depois Vice-liderança no Congresso Nacional.

IMG-20211112-WA0072.jpg

RAMIRO
AZAMBUJA

Ramiro fundou e é CEO da Cerrado Holding e Negócios Empresariais e da empresa Stelmat Energia, onde coordena projetos nas áreas agroindústriais, imobiliárias e agronegócios, a qual tem mais de 15 anos de experiência. É proprietário da Futura Farm Organic Frut. Coordenou a constituição da holding O + Participações, que faz parte da reorganização societária dos maiores grupos empresariais de Mato Grosso. Coordenou a criação e implantação do braço agrícola Ideal Agro S.A. com produção de grãos e algodão no Mato Grosso e Nordeste com área superior a 180mil ha, além do projeto e operação da Etanol Indústria SA, que atua no segmento de biocombustíveis à base de milho e tem capacidade de produção superior a 300 milhões de litros / ano e co-geração de energia e produção de 200 mil toneladas / ano de farelo de milho. Também teve atuação na Vanguarda do Brasil S.A. (hoje Terra Santa/SLC) ocupando posição de gestor de comunicação. Como empresário, já entregou mais de sete obras no segmento de atacarejo para os maiores players nacionais do setor alimentício, dentre eles Grupo Carrefour, Atacadão, Assaí, Sicredi, dentre outro, com mais de 200mil metros de obras entregues. Lançou diversos empreendimentos residenciais em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, no Mato Grosso, com entrega prevista para 2022 além dos loteamentos e condomínios. A incorporadora possui estoques de terrenos e empreendimentos em andamento que representam R $ 1,5 bilhão de VGV somente no Mato Grosso. 4) Diretor Presidente da Ethanol Biocombustível e Energia (atual Inpasa S.A. – Nova Mutum); 5) Sócio e Diretor Presidente das FWA’s Energia Renovável. Na área pública foi Gerente de Cidades e Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde-MT, cidade destaque pelo reconhecido índice de qualidade de vida e desenvolvimento do País. No segmento de representação setorial foi Diretor Executivo do Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal (FNBF), órgão ligado a Confederação Nacional da Industrial (CNI) em Brasília-DF e Superintendente de Gestão do CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso), instituição vinculada à Federação das Indústrias de Mato Grosso – FIEMT. Neste período representou o Brasil no evento Rio +20. Como diretor executivo do Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal (FNBF) ocupou cadeiras como representante da entidade no Conselho Temático de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria - COEMA/CNI; Conselho Nacional de Florestal Plantadas, membro da Comissão de Gestão de Florestal Públicas - CGFLOP; Membro do Comitê Orientador do Fundo da Amazônia – COFA/BNDES; Membro da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do MAPA; Membro do Comitê Técnico de Sistemas do Controle Florestal no IBAMA; Membro da Comissão de Estudos de Certificação Florestal na Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT; representante da entidade na Subcomissão Técnica de Certificação Florestal; membro do Grupo de Trabalho do Programa Federal de Manejo Florestal Comunitário e Familiar – GT PMFC do Serviço Florestal Brasileiro em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente.

51558972685_69c6e2ed78_o.jpg

Sérgio
Souza

Natural de Ivaiporã, no Paraná, o deputado federal Sérgio Souza nasceu em 13 de março de 1971. Formado em Direito pela Universidade Tuiuti, cursou especialização em Direito Eleitoral na UniCuritiba. Souza é um combatente da luta contra a corrupção e em favor do Estado Democrático e de Direito.

Sua vida política teve início após a eleição, em 2010, para a primeira suplência no Senado Federal. Sérgio Souza assumiu, em 2011, a titularidade do cargo, onde permaneceu até 2014.

 

Na Câmara, casa legislativa onde está há 2 mandatos consecutivos, o deputado Sérgio Souza pauta sua atuação parlamentar na defesa dos interesses do Paraná, sobretudo nas questões que envolvem agricultura, infraestrutura, educação, saúde, regularização fundiária, valorização do setor sucroenergético, rediscussão do pacto federativo, apoio aos municípios e otimização do acesso à justiça.

 

 Sérgio Souza assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária no biênio 2021/22. Sua atuação no comando da maior bancada do Congresso Nacional é pautada no diálogo, na transparência, no equilíbrio e no diálogo, frutos da experiência desses 10 anos de vida pública como a voz do povo do Paraná em Brasília.

WhatsApp Image 2021-11-19 at 09.15.25.jpeg

Larissa
Schmoeller Brandt

Larissa Schmoeller Brandt
Analista de negócios sr. no Parque Tecnológico Itaipu, atuação em Inovação Aberta. Graduada em Engenharia Mecânica (UNIOESTE), Pós Graduada em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás (UTFPR) e cursando MBA em Gestão de Negócios (USP/Esalq). Experiência em modelos de negócios inovadores no setor de energias renováveis, principalmente de biogás e biometano e experiência de inovação aberta para o agronegócio.